sexta-feira, 3 de junho de 2016

O Segredo da Identificação de Plantas

Curso em vídeo aulas de alta resolução mostrando o passo a passo no processo de identificação de plantas. Este é um curso totalmente inovador na área de botânica, com mais de 20 aulas com toda a experiência do taxonomista Rodrigo Polisel, da Brasil Bioma, onde já realiza cursos presenciais desde 2008 na base de campo da empresa em Juquitiba/SP.
Conteúdo Programático
Abaixo, relacionamos cada módulo e o objetivo respectivo: 1.     Apresentação do curso Apresentar o nosso histórico e colocação no mercado de trabalho. Reconhecer as potencialidades do curso em abrir novas oportunidades de trabalho, através da transmissão de conhecimentos de alto nível em taxonomia de campo. 1.     A região neotropical Reconhecer a América Latina como a porção do planeta com a maior biodiversidade reconhecida. Verificar os fatores bióticos e abióticos relacionados à ocorrência dessa biodiversidade e distribuição dos principais domínios de vegetação da região. Apresentar a Mata Atlântica e o Cerrado como dois importantes domínios nos quais resguardam o centro de origem de muitos grupos de plantas. 1.     Mata Atlântica Estabelecer os limites desse domínio tanto do ponto de vista acadêmico como legal. Reconhecer as fitofisionomias existentes e identificar os macro padrões de distribuição da flora. 1.     Cerrado Reconhecer os fatores relacionados à formação desse domínio, que é a savana mais biodiversa do planeta, embora seja mais recente que os ecossistemas florestais do seu entorno. 1.     Nomenclatura botânica e Sistemática vegetal Noções sobre nomenclatura e abreviações comumente utilizadas. Introdução aos sistemas de classificação de plantas. 1.     Morfologia vegetal Subdividido em sub-módulos. É uma parte muito importante do curso, já que iremos apresentar com detalhes os principais caracteres vegetativos morfológicos utilizados na identificação de plantas: 1.     Tipo de folha 2.     Filotaxia (disposição das folhas no ramo) 3.     Tipos de nervuras no limbo 4.     Estípulas 5.     Glândulas na folha 6.     Bordo do limbo 7.     Outros caracteres ACESSÓRIOS relevantes na identificação 1.     Desafio na identificação de mudas e plântulas Muito indicado a quem trabalha com produção de mudas, restauração ambiental e coleta de germoplasma. A partir de um estudo comparativo e por espécie, analisaremos o ramo coletado do exemplar adulto e a muda ou plântula da espécie, reconhecendo potenciais diferenças que devem ser muito bem consideradas. 1.     Chave de Identificação Apresentar a chave de identificação utilizada em nosso curso e presente na apostila que receberá ao adquirir o curso. Essa chave reconhece vegetativamente todas as famílias e gêneros de espécies arbóreas do Sudeste do Brasil em Cerrado ou Mata Atlântica. 

Pelo seu amplo nível taxonômico, tem sido muito útil mesmo a quem não trabalha diretamente nesses domínios ou neles, mas em outras regiões do Brasil. O retorno de nossos ex-participantes têm sido muito positivo. A chave tem o diferencial de incluir elementos exóticos e apresentar a classificação sucessional das famílias e gêneros. 1.     Taxonomia de campo Módulo mais importante do curso, através de ramos, reconheceremos a família ou gênero utilizando e comentando a partir da chave de identificação. Nosso método didático será o suficiente para que você possa assimilar o conhecimento e efetuar práticas em sua região para conferência e assimilação. Subdividimos esse módulo em: 1.     Folhas compostas (bi e trifolioladas) 2.     Folhas compostas (digitadas) 3.     Folhas compostas (pinadas e bipinadas) 4.     Folhas simples e opostas 5.     Folhas simples e alternas dísticas 6.     Folhas simples e alternas espiraladas 7.     Folhas simples e alternas congestas 8.     Folhas simples e verticiladas BÔNUS:
- Chave de Identificação Exclusiva
- Atualização vitalícia da chave

Nenhum comentário: